Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Aumento da Tarifa de ônibus de Palmeira é suspenso
27 de julho de 2011
Deputados vão ao STF para garantir piso salarial de professor
27 de julho de 2011
Mostrar todos os posts

Estudantes goianos mobilizam para Jornada de Lutas, dia 24

COM O TEMA “EDUCAÇÃO TEM QUE SER 10”, DEFENDENDO 10% DO PIB E 50% DO FUNDO SOCIAL DO PRÉ SAL PARA EDUCAÇÃO, ALÉM DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO A SERVIÇO DO BRASIL, A UNIÃO GOIANA DOS ESTUDANTES SECUNDARISTAS (UGES) INICIA UMA GRANDE MOBILIZAÇÃO PARA LEVAR CERCA DE MIL ESTUDANTES GOIANOS A CAPITAL FEDERAL.

As entidades estudantis lançaram a sua Jornada Nacional de Lutas de 2011 durante o 1º Encontro Nacional de Grêmios Estudantis da UBES, no final do ano passado, porém o dia 24 de março será marcado pelo principal ato que será uma ampla passeata na Esplanada dos Ministérios em Brasília.

Esse ato faz parte da Jornada Nacional de Lutas 2011 da UNE e UBES que tradicionalmente sacodem o Brasil com inúmeras manifestações.
Para o presidente da Uges, Diego Alves o Brasil vive um momento em que a educação se coloca na pauta em todos os espaços de decisão política, o que possibilita as grandes mudanças na educação. Por isso, o movimento estudantil tem que lutar tem que ir às ruas para garantir nossos objetivos.
De acordo com Diego, essa semana, a Uges inicia uma série de panfletagem nas portas das escolas para mobilizar os jovens para este ato. “Sairemos ás 6 e meia da manhã do dia 24 da porta das principais escolas para estarmos cedo em Brasília, vão sair 20 ônibus de Goiânia e região metropolitana rumo a capital federal e para isso temos que mobilizar muita gente”, assinala Diego.
Principais bandeiras
Sobre o Plano Nacional de Educação (PNE), cujas diretrizes foram elaboradas em 2010 pelo movimento educacional, foram encaminhadas ao Ministério da Educação sugestões de emendas para alterar a proposta final apresentada pelo próprio MEC ao Congresso. Entre elas, há duas questões que se destacam: a demanda de que a meta de investimento em educação seja de 10% do PIB e a batalha por 50% do Fundo Social do pré-sal para Educação.
Confira – O que é Mestrado e como fazer um.