Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Jornada de Lutas de Porto Alegre, estudantes na rua pela unificação do M.E no RS
27 de julho de 2011
Nota de repudio ao massacre na escola Tasso Silveira
27 de julho de 2011
Mostrar todos os posts

Em megapasseata, UBES e UNE conquistam ouvidoria da meia-entrada e assento no CME

Em passeata realizada nesta quinta-feira, dia 31, 3 mil estudantes foram às ruas de Natal para o encerramento da Jornada Nacional de Lutas da UBES e da UNE. A passeata partiu do baldo rumo à prefeitura de Natal.
Com palavras de ordem em defesa de 10% do PIB pra educação, as lideranças estudantis defenderam que país rico é país que tem uma educação de qualidade e que o desenvolvimento do Brasil precisa estar em sintonia com a melhoria da educação básica. Segundo Rarikan Heven, Diretor de Grêmios Estudantis da Executiva Nacional da UBES, que acompanhou a mobilização, os estudantes de Natal realizaram uma das maiores Jornadas de Lutas das UBES e da UNE. “Fizemos uma passeata com mais de 3 mil estudantes e com ampla cobertura da imprensa local. Isso é uma grande demonstração de que colocamos a pauta do movimento estudantil no centro do debate político local”. Ao final da passeata, em frente à prefeitura, os estudantes reivindicaram audiência com a prefeita, Micarla de Sousa, que atendeu uma comissão de representantes de grêmios estudantis, UMES, DCEs, UBES e UNE.
Durante a audiência, Ramon Alves, Diretor Regional da UNE, afirmou que Natal vive um momento muito importante em relação a uma das principais conquistas das entidades nacionais: a meia-entrada. Ele reivindicou a criação de uma ouvidoria da meia-entrada para evitar os abusos cometidos contra esse direito. “Não podemos aceitar que determinados espetáculos e shows utilizem de manobras para burlar o direito da meia-entrada. Queremos uma ouvidoria da meia-entrada para garantir que esse direito em Natal seja pleno”.
Outra reivindicação apresentada pela comissão foi a participação da UBES no Conselho Municipal de Educação. Para Pedro Henrique, Vice-Presidente da UMES, em meio à Jornada em Defesa de 10% do PIB pra educação, é imprescindível que as pautas do CME possam contar com a contribuição das entidades. “Há muito tempo a presença dos estudantes no CME é simbólica, nós queremos o assento para garantir que o Conselho possa ouvir as demandas dos estudantes e implementá-las na rede municipal de ensino”.
Após a apresentação das reivindicações, a prefeita Micarla de Sousa aceitou a implementação da ouvidoria da meia-entrada e a participação da UBES no Conselho Municipal de Educação. Para as lideranças estudantis presentes, essas são conquistas importantes. Para Rarikan, “foi muito importante essa Jornada Nacional de Lutas e significativa porque os estudantes ampliam suas conquistas locais. A UBES e a UNE mostraram muita força, é assim que a gente consegue mais vitórias para a rede do movimento estudantil. Agora é arregaçar as mangas e garantir que a ouvidoria da meia-entrada possa fiscalizar com êxito o direito dos estudantes de Natal e para que o Conselho Municipal de Educação reflita as demandas do movimento estudantil local”.