Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Caravana Do Grêmio Livre ” Educação tem que ser 10! ” AM
27 de July de 2011
No Acre o movimento estudantil ganha Força
27 de July de 2011
Mostrar todos os posts

Congresso da UMES – Belém

O congresso foi no dia nove e junho das 8h as 16h no auditório Ideal na Faculdade Batista Campos reunindo cerca de 400 estudantes de 120 escolas.
A abertura do congresso teve a presença de vários representantes, entre eles o da OAB, da Prefeitura de Belém, e do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Pará) Sintepp presença do Representante da OAB, Prefeitura. A UBES foi representada pelo presidente Yann Evanovick, além de outras organizações como a União da Juventude Socialista (UJS), Democracia Socialista (DS-PT), Movimento Mudança (PT), ONG Ação Jovem, Contra Ponto e Vamos a Luta.
O congresso foi realizado numa conjuntura onde está o governo do PSDB que tentou fechar as portas das escolas para que apenas seu partido tivesse entrada, quiseram manipular a tiragem de delegados, porém as forças estudantis conseguiram vencer a batalha. No congresso foi aprovado que todos participarão de todas as políticas publicas do estado, intervindo na transformação social e econômica do Pará.
O Congresso da UMES-BELÉM é o marco inicial para a construção de grêmios estudantis da região metropolitana do PARÁ. Foi eleita como presidente, Juliana Magalhães Jaime Vale, que estuda o 1º ano do ensino médio na escola Souza Franco. “Realizamos um bom congresso com debates qualificados, sobre a qualidade de educação do nosso estado, principalmente do município, conseguimos acordar as idéias entre as entidades presentes e saímos do congresso com a vitoria da unidade entre as forças para a construção e um UMES-BELÉM de luta e de uma educação de qualidade” diz a nova presidente.