Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Estudantes paraibanos mobilizados contra o autoritarismo do Governo Estadual
27 de July de 2011
Congresso da UMES – Belém
27 de July de 2011
Mostrar todos os posts

Caravana Do Grêmio Livre ” Educação tem que ser 10! ” AM

A UMES, UESAM e UBES lançaram na terça-feira, 7 de junho, aCaravana do Grêmio Livre ! O Evento aconteceu no Salão Nobre do IEA (Instituto de Educação do Amazonas) contando com mais de 200 estudantes de varias escolas da capital que lotaram o evento. Também estiveram presentes gestores, coordenadores da SEDUC e representantes de movimentos sociais.

Uma grande e representativa mesa foi formada na atividade. Estando presente nela o Tesoureiro do SINTEAM Marcos Libório, Bruno Correa do Departamento de Juventude da SEJEL, Rodrigo Furtado Vice Pres. Da UMES, Priscila Lira Pres. Da UMES, Ana Falcão Sec. Adjunta da Capital- SEDUC, Prof° Shirley Gestora do IEA, Dhyene Vieira Pres. Grêmio IEA, Jhonatan Albuquerque Assessor do Vereador Valdemir José PT-AM, o Secretário de Estado da Educação(SEDUC) Gedeão Amorim e o Vice Presidente Regional da UBES Maick Soares.

Ao longo do lançamento, as falas dos presentes na mesa, mostraram os avanços dados no Amazonas, mas que as lutas do Movimento Estudantil e dos agentes Educacionais precisam se intensificar para que grandes mudanças sejam tomadas. Todos em marcha por um PNE a serviço do povo brasileiro. “Precisamos unir o Movimento Estudantil, os Trabalhadores da Educação, Secretaria e a sociedade, por uma só pauta que é a luta pela melhoria na qualidade da Educação em nosso estado e no país como um todo” afirmou Maick Soares.

A campanha irá de junho a agosto de 2011 pretendendo percorrer as escolas de Manaus e do Estado do Amazonas para estimular nossos estudantes a se organizarem em suas Escolas por meio do Grêmio Estudantil, tendo autonomia e participação nas decisões das instituições de ensino garantindo a Gestão Democrática, Travando também com os estudantes e a comunidade escolar o debate acerca do PNE 2011-2020 e a formulação do Plano Estadual de Educação.

Enfatizando a questão dos investimentos, a campanha estará passando seu Abaixo Assinado por toda a região do Amazonas para intensificar a luta pelos 10% do PIB para Educação e os 50% do Fundo Social do Pré Sal para Educação, por isso unificando a pauta da consolidação dos grêmios e a batalha por mais investimentos, as organizações estudantis em nosso estado lançam em parceria com diversas frentes a “Caravana do Grêmio Livre Educação Tem Que Ser 10”.