Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Educação tem que ser 10!
27 de julho de 2011
UBES inicia hoje sua Jornada de Lutas!
27 de julho de 2011
Mostrar todos os posts

Bate-Papo com Secretário de Educação

2010 foi um ano de conquistas para a estudantada paraibana. Dentre elas, a aprovação da Reserva de Vagas na UFPB, para alunos egressos de escolas públicas. A façanha foi promovida pelaAESP (Associação dos Estudantes Secundaristas da Paraiba) e pela UBESUNE, engajou na luta e nas ruas mais de 3.000 estudantes.
Essa mesma galera conseguiu uma audiência com o atual Secretário de Educação do Estado, Celso Scocuglia, que ocorreu na manhã desta terça-feira (15). Scocuglia aceitou debater os rumos e desafios da nossa Educação e enfatizou a “oportunidade de trabalho conjunto entre o Estado e a Sociedade Civil Organizada” — isto é, trocando em miúdos, entre SEC-PB, AESP e UBES — na consolidação de uma Educação pública, gratuita e universal com qualidade.

AESP (Associação dos Estudantes Secundaristas da Paraíba), assumiu o compromisso de diagnosticar, com base em suas inúmerasCaravanas pelo estado e o contato direto com as reivindicações estudantis, as deficiências da rede pública de ensino e, consciente de seu papel como agente transformador, propor soluções cabíveis.


Marília França, Presidenta daAESP e atual Diretora Regional da UBES, destacou ementrevista ao Paraíba Online a receptividade do secretário em detrimento à administrações anteriores. Marcelo Lima, Ex Doiretor da UBES na gestão passada, esclareceu à imprensa que “audiência foi oportuna e positiva, uma vez que foi possível levar ao conhecimento da atual administração as reivindicações estudantis e debater temas como ainteriorização do Ensino Superior, a resistência infundada de diretores escolares à organização de grêmios estudantis, assegurada por lei federal, e a construção de um encontro estadual que agregasse todas as categorias relacionadas a Educação em nosso estado”.
O evento contou ainda com a presença de Francisco Chagas e Mailson Lima, respectivamente representação da UNE (União Nacional dos Estudantes) e aluno do Liceu Paraibano. Chagas colocou em pauta a conjuntura universitária, com ênfase aos problemas de uma categoria estudantil que só veio a surgir a partir do Governo Lula, a figura do “ProUnista”. Chagas pontuou: “o ProUniindiscutivelmente é um avanço, contudo, frequentemente sou surpreendido por reclamações desses estudantes. Eu mesmo sou ProUnista e reconheço e escancaro as limitações do Programa, principalmente no quesito Assistência Estudantil”.