Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

GRUPO DE DEBATE DISCUTIU ACESSO À UNIVERSIDADE
4 de December de 2011
DEMOCRACIA E PLURALIDADE MARCA PLENÁRIA FINAL DO 39° CONUBES
4 de December de 2011
Mostrar todos os posts

ACESSO À CULTURA E O DIREITO À MEIA ENTRADA EM PAUTA NO 39° CONUBES

O tema “Cultura e educação : um debate sobre a meia entrada” reuniu cerca de 100 estudantes em um dos auditórios do Expo Center Norte, em São Paulo, no ciclo de debates que fez parte nesta sexta-feira (2/12) do 39º Congresso da UBES.

Os objetivos do encontro foram abordar o acesso à cultura pela educação brasileira, discutir os recursos e projetos realizados pelo Ministério da Cultura para viabilizar e possibilitar uma maior mobilização cultural entre os jovens do país, além de colocar em pauta a meia entrada, principal assunto debatido.

A meia entrada é o direito que o estudante brasileiro tem de pagar 50% de desconto no ingresso (convite ou ticket) de eventos culturais e esportivos em todas as cidades do Brasil. Para usufruir desse benefício, o estudante precisa portar a carteira de identificação estudantil, a popular carteira de estudante. O direito à meia-entrada foi conquistado pelos estudantes na década de 1940, fruto de mobilização do movimento estudantil e tem o objetivo de facilitar o acesso à cultura e ao esporte, ajudando assim, na formação educacional e social da juventude brasileira.

“Debater a cultura e a meia entrada é debater a educação. Nós aqui estamos representando os estudantes de todo o Brasil e levando o debate sobre a cultura para dentro de cada escola, alimentando em todos a luta pelos direitos estudantis”, pontuou Nicoly Mendes, presidente da União Paulista dos Estudantes Secundaristas (UPES).

ESTUDANTES E ARTISTAS JUNTOS NESSA LUTA

Uma medida viável para possibilitar a meia entrada é garantir a relação do movimento estudantil com a classe artística. Para transformar a meia entrada em um direito em escala federal, é preciso elevar e fortalecer o tom do discurso voltado para a cultura. Segundo Juana Nunes, ex-presidente da UBES e atual diretora de Educação e Comunicação do Ministério da Cultura, tanto estudantes como representantes da cultura e produtores de eventos têm um objetivo comum: formar público.

Em sua fala, Juana também frisou que garantir a cultura é a base e o futuro da educação brasileira, explicando os planos do Ministério para 2012. “Para o próximo ano será assinado um acordo de cooperação entre o ministério da Cultura e da Educação com o intuito de disponibilizar recursos para os estudantes terem uma relação direta com a cultura e os artistas”, disse. Ela ainda comentou que esse será um recurso destinado à cultura, mas que vai diretamente de encontro à educação.

Também participaram da mesa a presidente da União Municipal dos Estudantes Secundaristas (UMES-SP), Priscila Casale, e o tesoureiro geral da UBES, Rafael Clabonde. Outras duas questões brevemente abordadas no debate e importantes para a cultura nacional são a revisão do ProCultura, antiga Lei Rouanet, e o Vale Cultura, pensado para incentivar nos cidadãos o hábito de frequentar eventos culturais espalhados pelas cidades.

Vivian Froés