Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Tá na hora de voltar para o Amazonas
1 de December de 2011
39° Conubes homenageia ex-presidentes da entidade
3 de December de 2011
Mostrar todos os posts

Abertura do 39° Congresso da UBES

Depois de três meses de mobilizações nos 27 estados do Brasil, aconteceu na noite da quinta-feira (1/12) a abertura do 39° Congresso da UBES em São Paulo. Cerca de 500 estudantes, junto a ex-presidentes da entidade e ao prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, estiveram presentes na cerimônia que marcou o início do maior congresso secundarista da América Latina.

Com o tema “Todos juntos por uma educação do tamanho do Brasil”, o 39° Conubes atingiu quase 7 milhões de estudantes em todo o país na sua etapa preparatória reunindo jovens de diferentes sotaques no Expo Center Norte durante a abertura, que também comemorou os 30 anos de reconstrução da UBES.

O prefeito da cidade de São Paulo, Gilberto Kassab, abriu o Congresso dizendo que o movimento estudantil é um importante instrumento de transformação do país: “Aqui há uma bandeira que é a mais importante do Brasil, que é a da educação. Isso deve ser uma discussão central, de forma suprapartidária. Ao longo das últimas décadas, não houve nenhum grande acontecimento do país que não tivesse a participação dos estudantes. Portanto, eu desejo realmente muito sucesso para vocês”, completou Kassab. O prefeito foi aplaudido por estar apoiando o congresso dos estudantes, porém, também foi questionado pelos jovens devido ao aumento do valor das passagens na capital paulista.

Com a exibição do filme que homenageia os 30 anos de reconstrução da entidade, todos os estudantes e convidados se emocionaram ao ver as imagens e depoimentos dos líderes da entidade que enfrentou os militares e hoje reafirma sua história. Estre muitas palmas e palavras de ordem de engrandecimento à combativa entidade, o presidente da UNE, Daniel Illiescu, também falou aos secundaristas sobre o grau de importância da participação política da juventude:

“Eu poderia dizer com tranquilidade que esse é um Congresso da UBES histórico. Nesse ano, o fato mais significativo, sem dúvida, é a mobilização de jovens de todo o mundo na luta por liberdade e contra as injustiças do sistema financeiro. Os jovens estão ocupando cada vez mais espaços e não é diferente aqui no Brasil, onde estamos realizando esse Congresso.”

OS JOVENS QUE FAZEM O CONGRESSO

Horas antes do início da mesa de abertura eles já começavam a chegar, com suas mochila nas costas e colchões, representando suas delegações estaduais. São jovens que debateram as pautas educacionais em suas escolas e muitos deles foram eleitos para representar seus colegas no Conubes..

Matheus Diniz é de Brasília, depois de 15 horas de viagens, o estudante afirma estar animado para o início do Congresso:

“Fizemos uma boa etapa estadual, conseguimos fechar um ônibus com um pessoal animado a participar. Deixamos toda galera de Brasília mobilizada, pois essa é uma geração muito beneficiada, temos que aproveitar essa característica do secundarista de sempre estar na ruas, viemos aqui lutar”.

Cada grupo discute, à sua maneira, melhorias e novas alternativas para que realmente seja possível construir uma educação do tamanho do Brasil, como conta Thiago Andrade, de Sergipe, que viajou com sua delegação por dois dias seguidos:

“Somos do Instituto Federal, e todos os campus se mobilizaram para que estivéssemos aqui hoje, na expectativa da juventude independente e que se mostra contra a precarização da educação que temos hoje. Deixamos em nosso estado estudantes que esperam que nós defendamos aqui o que defendemos em nossa realidade”.

O presidente da UBES Yann Evanovick aproveitou a oportunidade para homenagear também o esforço de todos os estudantes presentes: “Muitos ainda não chegaram, mas vem vindo ainda delegações de vários estados para compor este congresso. Temos estudantes de todas as regiões, no Acre, temos eles pegaram balsa, e hoje pegarão ônibus em Belém para chegar aqui”. Yann ressaltou que a UBES está cada vez mais forte, se disse honrado por ter presidido a entidade nos últmos dois anos e desejou um ótimo congresso a todos.

Suevelim Cinti
Foto: Vanessa Stropp