Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

4º Congresso da UESES e Etapa Capixaba do 39º Congresso da UBES
22 de November de 2011
Reunião em Belém discute campus universitário em Parauapebas
26 de November de 2011
Mostrar todos os posts

39º Congresso da UBES: UPES elege nova presidente e 250 delegados

Realizado na cidade de Carapicuíba (SP) no último final de semana, (19 e 20/11), o 16º Congresso da União Paulista dos Estudantes Secundaristas (UPES), encontro da maior base do movimento estudantil secundarista do país, reuniu cerca de 600 jovens de todo o estado no Instituto Casa da Gente.

Simultaneamente no encontro, aconteceu a etapa estadual do 39º CONUBES, e 250 delegados foram escolhidos para representar os estudantes paulistas durante o congresso nacional da UBES, que será dias 1 a 4 de dezembro, em São Paulo.

Durante o encontro, os estudantes debateram importantes temas como educação, movimento estudantil, mulheres e meio ambiente. A estudante Nicoly Mendes foi eleita a nova presidente da UPES.

Congresso demonstrou maturidade da UPES

A abertura do congresso teve a participação de lideranças históricas do movimento estudantil, como o prefeito da cidade de Carapicuíba, Sergio Ribeiro (PT) e Alexandre Miranda, além de dirigentes da UESC (União dos Estudantes Secundaristas de Carapicuíba), UNE (União Nacional dos Estudantes) e representantes de várias regiões do Estado de São Paulo.

“A realização de um congresso como esse em Carapicuíba é manifestação da luta por direitos e expressão da democracia. Muitas das principais lideranças políticas do Brasil iniciaram suas carreiras no movimento estudantil”, comentou o prefeito.

O Presidente da União Estadual dos Estudantes de São Paulo (UEE-SP), Alexandre “Cherno” da Silva, também participou e fez uma avaliação bastante positiva do encontro: “Foi muito importante do ponto de vista político, pois aprovamos uma pauta unitária para a próxima gestão, que tem como principio a defesa de uma escola pública de qualidade. Isso coloca a UPES num grau de maturidade maior para enfrentar os próximos dois anos”, explicou.

Para o próximo biênio, a nova presidente da UPES, ressaltou a importância de aumentar a atuação da UPES em todas as escolas do estado, inclusive as técnicas, para atingir o maior número de estudantes.

Militância que começa cedo

Com apenas 17 anos, Nicoly assume a UPES com uma bagagem admirável dentro do movimento estudantil. Seu primeiro contato com as lutas dos estudantes começou cedo, aos 12 anos, quando cursava a 7ª série do Ensino Fundamental. Nicoly, foi presidente do grêmio, liderou grandes movimentos na baixada santista pela a União Municipal dos Estudantes Secundaristas do Guarujá (UMESG) e no início deste ano, 2011, assumiu a presidência da UMES – Santos.

“É uma paixão que não dá para segurar. Eu conheci o ex-presidente da UPES, Arthur Herculano, e ele me convidou para fazer parte do movimento estudantil do Guarujá e com a participação intensa na luta pelo passe-livre dos estudantes de lá acabei me encontrando”, comenta a jovem.

Fazer parte do movimento estudantil toma boa parte do tempo de Nicoly, que não se importa em ficar o dia inteiro dentro das escolas mobilizando e lutando pelas conquistas dos estudantes, mas como boa caiçara, sempre que pode aproveita as horas vagas para ir à praia.

DA UNE