Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

UMA UBES MAIOR POR UMA EDUCAÇÃO DO TAMANHO DO BRASIL
29 de novembro de 2011
39° Conubes: SP -“modo de usar”
30 de novembro de 2011
Mostrar todos os posts

39° Conubes em São Paulo: dicas e informações

Confira o que é importante levar e o que não pode faltar na mala rumo ao maior encontro secundarista da América Latina

O 39º Congresso da UBES está chegando e é essencial ter alguns cuidados além de se certificar que não está esquecendo nada para fazer as malas rumo a São Paulo.

Nessa edição, uma parte do congresso será realizado no Centro de Exposições e Convenções Center Norte, que fica localizado na Vila Guilherme, zona norte da cidade, na Rua José Bernardo Pinto, 333.

A outra parte (ato politico e plenárias será realizada Colégio Salesiano Santa Teresinha, localizado na Zona Norte, na Rua Dom Henrique Mourão, 201, Santa teresinha, São Paulo.

 O que é o Congresso da UBES?

O Congresso da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas é o maior encontro secundarista da América Latina, reunindo estudantes de todo o país para a eleição de um novo presidente para o próximo biênio e suscitando o debate político sobre as condições do ensino brasileiro.

 Onde será no Congresso?

O Congresso da UBES terá dois locais de realização, uma parte será no Centro de Exposições e Convenções Center Norte, localizado na Vila Guilherme, Rua José Bernardo Pinto, 333. E a segunda parte, onde será realizado o ato político e as plenárias, está organizada para acontecer no Colégio Salesiano Santa Teresinha, na Rua Dom Henrique Mourão, 201, no bairro da Santa Teresinha.

Como eu posso participar?

Para participar do encontro é necessário se inscrever realizando o pagamento antecipado (informações para depósito abaixo), ou no primeiro dia do congresso. Caso o pagamento seja efetuado anteriormente, é necessário guardar um comprovante ou recibo de pagamento. O credenciamento custa R$ 50 (para delegados) e R$ 70 (para observadores) e o valor inclui alojamento, alimentação e transporte do alojamento para o Expo Center Norte. Podem participar do encontro estudantes dos ensinos fundamental, médio, profissionalizante ou pré-vestibular.

Dados para depósito:

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PÓS-GRADUANDOS

BANCO: Banco do Brasil

AGÊNCIA: 4328-1

CONTA CORRENTE: 7337-7

 Como será a programação?

O congresso será composto por diversos grupos de debates voltados para a educação, direitos e deveres estudantis, mulheres, LGBT e demais assuntos do movimento estudantil. Haverá também uma programação cultural ao final de cada dia para que haja uma confraternização entre os estudantes presentes e nos últimos dias haverá a plenária final que elegerá o novo presidente da UBES.

Confira a programação aqui

 O que é importante levar?

É importante levar barraca, colchão (ou colchonete), travesseiro e roupa de cama. Um kit de higiene com xampu, condicionador, sabonete, creme dental e escova de dente, toalha de banho, filtro solar e papel higiênico. Kit de primeiros socorros com os remédios mais comuns.

Para guardar seus pertences é aconselhável preciso trazer cadeados para fechar a barraca ou mochilas, garantindo uma maior segurança. Além disso, é bom estar atento ao clima de São Paulo. Tragam roupas leves, mas se certifiquem de trazer algum agasalho para a terra da garoa.

Quais os  documentos devo apresentar?

Para entrar nos alojamentos e transitar pelo Expo Center Norte é necessário apresentar um documento original com foto. Na ausência do RG é necessário apresentar outro documento OFICIAL com foto: carteira de trabalho, certificado de reservista ou passaporte. O procedimento é válido tanto para o credenciamento, quanto para o acesso ao alojamento.

Como será feito o credenciamento e em que alojamento todos vão ficar?

Conforme as delegações de todos os estados forem chegando, é importante se dirigirem para o Expo Center Nortem onde será feito o credenciamento dos participantes e o encaminhamento para o alojamento.

Os alojamentos serão em escolas e universidades da região da Vila Guilherme. De acordo com o tamanho das delegações, cada uma será encaminhada para o local que melhor abrigá-las.

Haverá transporte do alojamento para as atividades do Congresso? 

Sim. Em cada alojamento haverá ônibus para a locomoção das delegações para o Expo Center Norte e o retorno para seus locais de descanso. E cada ônibus terá um responsável por chamar os estudantes participantes para ida e volta do congresso.

Para circular em SP é obrigatório o cadastramento dos ônibus no Departamento de Transportes Públicos (DTP).
Telefone: (011)27963299 – Ramal 720, Setor de Cadastro de Fretamento

Tenho direito à alimentação? 

Sim. Todos os credenciados terão direito a alimentação (café, almoço e jantar).

Nos dias 1 e 2 de dezembro, a alimentação e atividades em geral dos estudantes serão realizados no Pavilhão Verde do Centro de Convenções Expo Center Norte, facilitando a logística do evento, que conta com grupos de debates, encontros jovens e a plenária final.

Já nos dias 3 e 4 de dezembro, as atividades e a alimentação será feita no Colégio Salesiano Santa Teresinha.

 Ainda é possível fazer minha inscrição (no local)?

Pode. Para isso é preciso apresentar o documento oficial com foto e pagar as taxas no ato do credenciamento. E os universitários que quiserem participar podem seguir o mesmo procedimento.

 Moro em São Paulo, preciso ficar no alojamento?

Para quem reside em SP é permitido optar por passar as noites em casa, entretanto é importante ressaltar que o valor do credenciamento continua o mesmo. Se o estudante quiser passar o congresso alojado com os demais participantes também é permitido e todos presentes, alojados ou não, terão direito à alimentação.

 O que é importante saber sobre São Paulo?

A cidade paulistana é uma das maiores metrópoles do mundo, considerada uma cidade agitada é sempre bom estar atento aos seus pertences, e também ficar ligado nas informações passadas pelos responsáveis pelo transporte do CONUBES e demais organizadores.

Um dos pontos importantes é o clima da cidade, que é imprevisível, variando em um mesmo dia entre diversas temperaturas. Então, pela manhã, ao sair do alojamento, lembre-se de carregar um agasalho por garantia. Ande sempre com seus documentos e anote o nome de seu alojamento para não esquecer. Carregue um squeeze ou cantil para sempre se hidratar, afinal a jornada de um congresso é longa!

Publicado em www.une.org.br