Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Por uma educação de qualidade, a AME quer Dilma Presidente do Brasil!
27 de July de 2011
Portal da Meia Entrada
29 de July de 2011
Mostrar todos os posts

Estudantes selecionados pelo Sisu têm até hoje, 24 de junho, para realizar as suas matrículas. Segundo o Ministério da Educação (MEC) pelo menos 16 mil vagas foram distribuídas em 35 instituições espalhadas pelo país

O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação para seleção de estudantes para instituições públicas de ensino. Essa seleção tem como base a nota obtida pelo candidato no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) de 2009. Os interessados que se encaixam dentro das exigências podem se inscrever através do sitehttp://sisu.mec.gov.br. 

No cronograma apresentado pelo MEC, existem ainda duas chamadas previstas para os dias 28 de junho e 8 de julho. Se houver vagas disponíveis após as três chamadas, haverá uma nova convocação feita pelas instituições de acordo com a ordem de espera.Algumas instituições adotam notas mínimas para inscrição em determinados cursos. Nesse caso, no momento da inscrição, se a nota do candidato não for suficiente para concorrer aquele curso, o sistema emitirá uma mensagem com essa informação.

Estudantes opinam sobre Sisu
É o primeiro ano que o MEC utiliza esse processo de seleção unificada. No início de 2010, mais de 793 mil pessoas se inscreveram para concorrer às vagas. No entanto, muitos problemas foram encontrados pelos candidatos na hora de concluir a inscrição via web. O MEC alegou que houve “sobrecarga” de acessos ao endereço eletrônico, devido ao número de acessos simultâneos.

A estudante do curso técnico de nutrição, Cláudia Juliany Valim, falou ao EstudanteNet sobre as dificuldades que encontrou no início do ano. “O site ficou sobrecarregado por vários dias. Resumindo, não consegui me cadastrar para pleitear a uma vaga no curso de gastronomia”, reclama a estudante.

Já Arício Júnior, estudante de Rio Verde, Goiás, que buscava uma vaga no curso de licenciatura em química, considerou muito melhor o sistema de seleção em relação ao tradicional vestibular, mesmo tendo enfrentado problemas na concretização do cadastro. “É menos estressante que o vestibular”, comparou Júnior.

O MEC informou que o site utilizado para o cadastro dos alunos está sendo melhorado com o aumento de sua capacidade, permitindo um maior número de acessos sem que aja queda de conexão, bem como o esclarecimento de algumas questões básicas de informação sobre o Sisu.

Aprovados

A relação dos aprovados pode ser conferida no banner “Consulte a lista de aprovados” na página do Sisu na internet: www.sisu.mec.gov.br. A pesquisa pode ser feita por estado, instituição de ensino, campus e curso. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 616161 (ligação gratuita).Da redação