Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Senhoras e senhores, o CUCA-SP orgulhosamente apresenta…
27 de julho de 2011
Pré-sal para a educação e o mercado de trabalho foi tema de debate no IFSP
27 de julho de 2011
Mostrar todos os posts

1º encontro de Prounistas de Belém

Evento de Estudantes do Programa Universidade para Todos (ProUni) de Belém, reunirá dia 29 de setembro cerca de 200 estudantes para refletir sobre a democratização do ensino superior.

O 1º Encontro de Prounistas de Belém do Pará acontecerá no próximo dia 29 de setembro na Casa da Juventude onde cerca de 200 estudantes bolsistas do Programa irão se reunir para promover uma reflexão sobre as melhorias e benefícios do programa que hoje atende a mais de 700 mil pessoas no Brasil. “É muito importante continuar a aprofundar esse novo ciclo com a ampliação da democratização das universidades. Este encontro reitera a nossa perspectiva para quem ainda não tem acesso ao programa possa usufruir’’, afirma o presidente da União Acadêmica Paraense, Pedro Fonteles.

A UPA organizará o evento em parceria com a União Nacional dos Estudantes (UNE), a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), a União Municipal dos Estudantes Secundaristas de São Paulo (UMES), a União dos Estudantes dos Cursos Secundários do Pará (UECSP), a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil ( CTB) , o Centro de Estudo e Memória da Juventude Amazônia (CEMJA),

Com as proximidade das eleições dia 3 de outubro, o evento resultará em uma plataforma com solicitação pedindo aos candidatos que se comprometam com melhorias para a educação e a ampliação do ProUni no Estado, que segundo Fontales possui hoje 4 mil estudantes bolsistas.

A UNE vem participando desde 2007 dos encontros estaduais de estudantes prounistas para debater as normas e pensar propostas para aperfeiçoar o programa . Para a Diretora institucional da UNE , a paraense Marcela Rodrigues, a importância destes encontros é discutir não só o ensino para todos, mas a permanência além do acesso. ‘’Esta é uma das bandeiras históricas da UNE, nós sempre lutamos pela democratização da universidade e o ProUni é fruto desta reivindicação’’ afirma.

Os estados do Rio Grande do Sul e São Paulo também realizaram encontros para aprofundar a discussão sobre a expansão do ensino superior. Em ambas, foram divulgadas resoluções que serão entregues ao ministro da Educação, Fernando Haddad. ‘’A UNE realizando encontros em lugares extremos do Brasil só mostra o tamanho e a força da entidade que sempre lutou por uma organização da base estudantil’’, acredita Marcela.

Programação do 1º Encontro de Prounistas de Belém
Mesa de abertura:
Tiago Ventura – Vice presidente da UNE,
Cleiton Costa – Vice-presidente da UBES/PA
Mariana Freitas – Vice-presidente da UMES
Carlos Pastorzinho – Presidente da UECSP
Nairon Mendes –Diretor da CBT
Alexandre Vírgula –Diretor da CEMJA

2ª Mesa: O ProUni como ferramenta da democratização do ensino superior
Prof. Dr. Ronaldo Lima – Grupo de estudos de pesquisa e trabalho na educação
Prof. Nairo Bentes – Professor da SEDUC
Rodrigo Moraes – Ex- diretor da UNE
Pedro Fonteles – Presidente da UAP
Fausto Neto – vice-presidente norte UNE

Serviço:
Onde? “A Casa da Juventude”
Quando? 29 de setembro das 18:00 as 22:00
Local? Avenida Gentil Bittencourt n 694 , ao lado do Centur – Bairro Batista Campos – Belém/PA
Informações: www.uapoficial.blogspot.com
Da Redação